Dois novos estudos sugerem que pacientes diabéticos que
consomem doses moderadas de álcool têm risco reduzido de
doença coronária, à despeito do possível efeito do álcool
sobre o controle glicêmico.
Pesquisadores já demonstraram que o consumo ocasional de
bebidas alcoólicas em dose moderada juntamente com a refeição
noturna é benéfico à população em geral, reduzindo o risco
de doença coronária e de AVC em aproximadamente 20%.
Nos
dois estudos, na Circulation, revista da American Heart
Association, os pesquisadores demonstram que diabéticos
que consomem mais de meia dose de bebida alcoólica por dia
reduzem seu risco de doença coronária pela metade, quando
comparados àqueles que não bebem ou o fazem muito raramente.
No ano passado, um grupo de pesquisadores que estudou ao
longo de 12 anos 983 pacientes diabéticos concluiu que aqueles
que consumiam 1 ou 2 doses de bebida alcoólica por dia tinham
um risco 80% menor de morrer de doença coronária. Os pesquisadores,
do Brigham and Women's Hospital em Boston, enfatizaram,
entretanto, que não seria recomendável que pacientes diabéticos
não acostumados a beber passassem a fazê-lo subitamente,
nem que aqueles habituados a consumir dose moderadas aumentassem
muito a sua ingestão de bebidas alcoólicas.
A American Diabetes Association, entidade não envolvida
nos estudos, concorda que os diabéticos devem seguir as
orientações dietéticas apropriadas, incluindo a limitação
de ingestão de bebidas alcoólicas.
O
diabetes é ocasionado pela incapacidade de corpo em produzir
insulina, podendo resultar em falência renal. 80% dos diabéticos
sofrem de doença cardíaca, segundo dados de especialistas.
O álcool reduz a capacidade do fígado em liberar glicose
para a corrente sangüínea, o que faz com que os médicos
receiem que o consumo de bebidas alcoólicas descompense
o equilíbrio entre a insulina e a glicose nos pacientes
diabéticos.
Uma possível explicação: os pesquisadores atribuem os benefícios
observados com o álcool à sua capacidade de aumentar a quantidade
de HDL, o "colesterol bom," na corrente sangüínea. O HDL
ajuda a manter as artérias limpas, além de contribuir para
a regulação da glicose no sangue.
Antes
de iniciar o consumo de bebidas alcoólicas por motivos de
saúde fale com seu médico
Os
resultados apresentados certamente não são uma permissão
para o consumo liberal de bebidas alcoólicas. Muitos estudos
sugerem que pequenas quantidades de álcool podem reduzir
o risco de doença coronária. No entanto, os efeitos do álcool
variam de indivíduo para indivíduo.
Para algumas pessoas, mesmo pequenas quantidades de bebida
alcoólica podem ser muito perigosas e quantidades excessivas
são nocivas a todos nós.
Se
você planeja consumir bebidas alcoólicas por razões de saúde,
discuta primeiramente com seu médico se há indicações ou
limitações no seu caso.