
Alimentos
que ajudam a combater o câncer
"Coma verduras - elas lhe fazem bem!" Quantas vezes você
ouviu isso quando era criança? Será que as nossas mães -
as mesmas que nos disseram para não deixarmos os olhos estrábicos,
pois eles ficariam daquele jeito para sempre - estavam certas?
Bem, pelo menos em relação às verduras?
Na
verdade, de acordo com os pesquisadores, sim. E se sua mãe
também lhe obrigava a comer frutas, legumes (feijão e ervilha),
grãos integrais e cereais, ela era uma verdadeira visionária
da prevenção do câncer. Médicos especialistas afirmam que
esses alimentos vegetais contém substâncias que podem nos
proteger do câncer. Eles acreditam que as vitaminas, minerais,
fitossubstâncias e antioxidantes encontrados nesses alimentos
protegem as células das lesões provocadas pelos produtos
que causam câncer.
"É muito simples, o que nós ingerimos pode nos proteger
do câncer", diz Cindy Moore, porta-voz da American Dietetic
Association e diretora da divisão nutricional da Cleveland
Clinic Foundation em Cleveland, Ohio. "O mais importante
- como forma de prevenção do câncer - é comer alimentos
variados e saudáveis. Eu sei que essa teoria é antiga, mas
ainda assim é válida. Com uma boa alimentação, é possível
melhorar a atividade do sistema imunológico e aumentar as
energias do organismo. Além disso, uma dieta adequada evita
distúrbios em diversos órgãos e promove a regeneração dos
tecidos."
"Alimentos variados também fornecem diferentes nutrientes
necessários para manter-se saudável", ela afirma. "Da mesma
forma que é importante ingerir proteínas - carnes vermelhas,
peixes, aves, ovos e soja -, existem fortes evidências de
que uma dieta rica em vegetais pode ajudar a prevenir o
câncer."
Dê
uma chance aos vegetais
Em um trabalho publicado recentemente pelo American Institute
For Cancer Research, intitulado "Food, Nutrition and the
Prevention of Cancer: A Global Perspective," os pesquisadores
observam que se a única mudança alimentar de alguém for
a ingestão de cinco porções de frutas e verduras por dia,
é possível reduzir o risco de câncer em 20%. Se, além disso,
o indivíduo praticar atividade física regularmente e mantiver
o peso ideal, pode-se reduzir esse risco em até 40%.
"O que isso significa quando você senta para comer?", pergunta
Melanie Polk, diretora da divisão de educação nutricional
no American Institute For Cancer Research em Washington,
D.C. "Se você dá maior importância à carne, com verduras
e massas em segundo plano, comece as mudanças fazendo das
verduras e massas o prato principal e ingerindo menores
quantidades de carne."
O American Institute for Cancer Research recomenda a ingestão
diária de pelo menos 85 gramas de carnes vermelhas.
Os benefícios dos vegetais
Você acha que uma dieta com as mesmas frutas e verduras
é monótona? Saiba que os integrantes do reino vegetal fornecem
diferentes vitaminas, minerais, fitossubstâncias e antioxidantes,
o que torna fundamental ter uma alimentação variada. Portanto,
se você costuma comer apenas saladas verdes, de vez em quando
experimente uma cenoura ou amoras no café da manhã, varie
os alimentos até formar um arco-íris de frutas e verduras,
recomendam os especialistas.
Aqui vai um informe que deve ser levado em consideração.
Outra vantagem da alimentação rica em frutas e verduras
é que ela ajuda a manter o peso - o que também contribui
para diminuir o risco de câncer, segundo Andie Hsueh, professor
de nutrição no departamento de nutrição e ciência dos alimentos
da Texas Woman's University em Denton, Texas. O American
Institute for Cancer Research recomenda que se limite o
de peso na vida adulta a 5 kg menos do que o normal.
"Dando preferência à frutas e verduras, em vez de outros
alimentos ricos em calorias, é possível reduzir a ingestão
calórica", segundo Hsueh. "É muito difícil comer frutas
e verduras em excesso."
Problemas
com o álcool e o tabagismo
Uma
planta da qual se deve manter distância é o tabaco, a principal
causa de câncer de pulmão e, provavelmente, o único responsável
pelo câncer da boca, garganta e aparelho digestivo. Além
disso, contribui para o desenvolvimento do câncer de pâncreas,
colo do útero e bexiga, de acordo com dados do American
Institute for Cancer Prevention.
Os
pesquisadores apresentam opiniões divergentes sobre as bebidas
alcóolicas. Embora alguns defendam a ingestão de quantidades
moderadas de álcool para a redução do risco de doença cardíaca,
outros afirmam que o álcool pode aumentar o risco de certos
tipos de câncer. O American Institute for Cancer Prevention
recomenda limitar a ingestão de álcool a 2 doses por dia
para homens e 1 para mulheres.
Outros
alimentos importantes - além dos vegetais
Os pesquisadoes concordam que, alimentos ricos em vitamina
C, zinco e matérias-primas para a produção de proteínas,
ajudam a cicatrização e a regeneração celular - e esta,
por sua vez, desempenha um papel importante na prevenção
do câncer. Destacam-se as frutas cítricas (ricas em vitamina
C), tomate, kiwi, cenoura, abóbora, além da batata e inhame
(ambos com a casca). Os alimentos ricos em vitamina E -
óleos vegetais, grãos e nozes - também são importantes.
Os alimentos contendo arroz e grãos integrais - como cereais
e pães - são bem mais saudáveis e nutritivos que os produtos
processados. O American Institute for Cancer Prevention
recomenda a ingestão diária minima de sete porções de grãos
integrais, legumes (ervilha, feijão), raízes (nabo, beterraba),
tubérculos (batata, inhame) ou bananas.
Alguns estudos recentes questionaram o modo pelo qual uma
dieta rica em fibras reduz o risco de câncer. "Não importa
como - coma fibras da mesma forma", diz Moore. "As fibras
permitem um trânsito mais rápido e eficiente dos alimentos
pelo organismo."
"Também é muito importante ter uma dieta pobre em gordura",
afirma Moore. "A gordura pode estimular o crescimento de
tumores, agindo como um promotor do câncer. A ingestão calórica
proveniente de gorduras, idealmente, deve constituir apenas
15 a 25 por cento da dieta - quantidade significativamente
inferior àquela preconizada pela American Heart Association
para pacientes com doença cardíaca."
Provavelmente
nem é preciso dizer que uma dieta saudável pode perder valor
quando os alimentos não são manuseados ou armazenados adequadamente.
"Seguir os cuidados recomendados com os alimentos é importante
para não sobrecarregarmos o nosso sistema imunológico com
distúrbios alimentares", diz Moore. Assim sendo, deve-se
lavar as mãos antes e após manusear os alimentos, lavar
os alimentos antes de comer ou cozinhar, manter alimentos
congelados sob refrigeração e os produtos quentes aquecidos,
além de manter os alimentos que precisam de cozimento separados
daqueles que podem ser ingeridos crus.
Alimentos
da moda
Aparecem muitas notícias sobre esse ou aquele alimento -
como o sushi previne o câncer de pulmão e os produtos de
soja evitam o câncer de mama. "Tudo com moderação", diz
Hsueh. "Peixes de águas frias ricos em gordura (como o atum,
salmão, cavala e espada) devem fazer parte da dieta porque
contém ácidos graxos ômega-3, os quais parecem melhorar
a resposta imunológica. E, é verdade, existem associações
negativas entre os produtos da soja e a evolução do câncer
de mama em pacientes japonesas, onde a dieta é rica em soja.
"Mas é importante comer alimentos variados, em vez de comer
bastante apenas um tipo de alimento que pode ser bom para
nós, tendo em vista que eles podem conter substâncias benéficas
que sequer conhecemos", afirma ela.
Ao contrário do que as propagandas nos fazem crer, não existe
alimento milagroso ("coma isso e você nunca terá câncer")
- pelo menos até agora.
"Sim, peixes que contém ácidos graxos ômega-3 são bons e
a soja parece promissora. Mas tudo isso ainda precisa ser
melhor estudado", segundo o Dr. Andrew Dannenberg, diretor
da divisão de prevenção do câncer no New York Presbyterian
Hospital - Cornell Campus, na cidade de Nova Iorque.
O laboratório de Dannenberg teve um importante papel na
descoberta da relação entre a enzima COX-2 e o câncer de
cólon. Os pesquisadores acreditam que impedindo-se a produção
dessa enzima seja possível interromper o ciclo que converte
células saudáveis em células tumorais. Até o momento, eles
identificaram as seguintes substâncias: resveratrol, encontrado
em uvas e no vinho; curcumina, responsável pela coloração
amarelada de algumas raízes; CAPE, no mel de abelha, e carnosol,
encontrado no alecrim.
"Eu acredito que os alimentos são remédios", diz ele. "Nós
comemos vários gramas de alimentos por dia, que podem trazer
benefícios ou danos. Ainda existem muitas coisas desconhecidas.
Mas nós devemos comer apenas batata frita e chocolate? Não.
Nós podemos seguir passos individualizados para tentar ingerir
alimentos que, baseado nos conhecimentos atuais, são benéficos
para a saúde."
Sete
dicas simples para diminuir o risco de câncer
O American Institute for Cancer Research oferece as seguintes
recomendações para prevenir o câncer:
-
Mantenha
uma dieta rica em alimentos de origem vegetal.
-
Coma
muitas frutas e verduras.
-
Mantenha
o peso saudável e pratique atividade física.
-
Não
beba ou beba quantidades moderadas de álcool (recomenda-se,
no máximo, duas doses por dia para os homens e uma dose
para as mulheres).
-
Coma
alimentos pobres em gorduras e sal.
-
Prepare
e guarde os alimentos de forma adequada.
-
Não
fume de maneira alguma.
Editora responsável: Dra. Elisabete Almeida - drabetty@lincx.com.br
|