Câncer
O
que você come pode afetar seu risco
Câncer
pode parecer estar além do seu controle. Mas nem todos os
tipos de cânceres estão. Evitando fumar reduz o seu risco
de câncer do pulmão. Protegendo-se do sol diminui sua chance
de ter câncer de pele. Baseado em estimativas do National
Câncer Institute (NCI), seguir uma dieta saudável pode prevenir
cerca de 1/3 de todas as mortes por câncer. A relação da
dieta com o câncer é complexa e envolve conhecimento de
muitos estudos diferentes e algumas vezes conflitantes.
Embora as evidências não sejam ainda totalmente comprovadas
científicamente, um grande número de estudos confirma o
fato de que é melhor comer mais certos tipos de alimentos
e menos de outros.
Uma
noção geral
Câncer é um grupo de doenças caracterizadas por um crescimento
incontrolado de células anormais, que se espalham pelo corpo.
Um grande número de pessoas morre de câncer todos os anos,
o que o torna a segunda causa de morte, na maioria dos países,
depois das doenças cardiovasculares.
As causas específicas da maioria dos cânceres não é conhecida.
Pesquisas sugerem que sua herança genética pode lhe predispor
a alguns cânceres. No entanto, a maioria deles provavelmente
se desenvolve de uma complexa relação entre a dieta, estilo
de vida e fatores ambientais.
Os cânceres de pulmão, mama, próstata, reto e cólon correspondem
a mais da metade de todas as mortes por câncer. A dieta
pode estar envolvida em alguns aspectos desses e outros
tipos de câncer menos comuns. Aqui está o que as evidências
sugerem:
-
Gordura
- Gorduras alimentares podem promover câncer por estimularem
a divisão anormal das células. Algumas gorduras são
suscetíveis à produção de radicais livres, substâncias
tóxicas que danificam as células. Se os danos por radicais
livres se sobrepõem às defesas naturais do organismo,
o dano pode contribuir para o envelhecimento e certas
doenças, como o câncer. As evidências são mais fortes
para gorduras e câncer de cólon do que para outros cânceres.
Na maioria dos estudos, a comida que especificamente
está mais associada ao risco de câncer de cólon é carne
vermelha (vaca, porco ou carneiro). Carne vermelha é
uma fonte importante de gordura na dieta, principalmente
de países desenvolvidos. O excesso de calorias da gordura
também pode levar à obesidade. Estar acima do peso envolve
em um maior risco de desenvolver cânceres do endométrio
(camada interna do útero), cólon, reto e, possivelmente,
da mama.
-
Álcool
- Duas ou mais doses de bebidas alcoólicas por dia pode
aumentar sua chance de ter câncer da boca, garganta,
esôfago e fígado. O álcool pode também aumentar o risco
de câncer de mama nas mulheres. O abuso de bebidas alcoólicas
pode também causar câncer indiretamente, por favorecer
a perda de nutrientes essenciais.
-
Fibra
- As fibras aumentam o movimento do intestino dos alimentos
digeridos. Isso pode reduzir o tempo de exposição do
cólon à substâncias que facilitam o câncer, formadas
durante a digestão. No entanto, ainda não está bem estabelecido
se as fibras protegem sozinhas contra o câncer. Dietas
com alto teor de fibras também tendem a ter pouca gordura
e altas concentrações de outros nutrientes. Essas características
podem contribuir para aumentar a proteção.
-
Frutas
e verduras - Estas oferecem a mais forte e consistente
evidência para a redução do risco de câncer pela dieta.
Nutrientes, fibras e outras substâncias contidas em
frutas e verduras podem agir em conjunto. Antioxidantes,
como as vitaminas C e E
e beta-caroteno, podem ajudar a bloquear os danos celulares
causados pelos radicais livres. A vitamina B, o ácido
fólico pode inibir a transformação de células normais
em células malignas e aumentar sua resposta imunitária.
Frutas e verduras também quase não contém gorduras e
a maioria contém fibras. Há várias pesquisas em andamento,
para comprovar se frutas e verduras podem prevenir o
desenvolvimento de pólipos pré-cancerosos na parede
interna do cólon. Além de nutrientes e fibras, as frutas,
verduras e grãos contém substâncias fitoquímicas, substâncias
químicas naturais das plantas. Nessa nova e promissora
área de pesquisa, essas substâncias parecem prevenir
alguns cânceres e inibir a invasão de células malignas
no organismo.
Como
reduzir seu risco
Mais de 20 estudos estão testando uma variedade de substâncias
que podem proteger contra o câncer, incluindo as vitaminas
C, E e beta-caroteno. As pesquisas também prometem mais
informações sobre como as substâncias fitoquímicas podem
inibir o desenvolvimento do câncer.
Até que esses estudos sejam comprovados, uma dieta com pouca
gordura e com alimentos derivados de plantas, são as melhores
recomendações para diminuir o risco de câncer:
-
Coma
pelo menos 5 porções de frutas e verduras diariamente
- Dê uma ênfase especial às frutas cítricas para obter
vitamina C e vegetais verde-escuros e amarelos, devido
ao beta-caroteno. Os vegetais verde escuros tem ácido
fólico. A couve de Bruxelas, o brócolis e o repolho
contém um variedade de substâncias que podem proteger
contra o câncer. Uma porção é meio copo de fruta, três
quartos de copo de suco, 1 pires de vegetais cozidos,
ou um prato de sobremesa de vegetais com folhas (ex.
alface) ou um quarto de copo de frutas secas.
-
Coma
alimentos com alto teor de fibras - Tente comer
de 20 a 30 gramas de fibra diariamente. Frutas e verduras,
especialmente legumes como ervilhas, feijão e lentilhas,
contém até 4 gramas em meio copo.
-
Reduza
a gordura - Limite todos os tipos de gordura
a 65 gramas diárias, baseado numa dieta de 2.000 calorias.
-
Limite
as bebidas alcoólicas - Se você gosta de beber,
limite seu consumo a não mais de 1 copo de bebida com
alto teor alcoólico, 2 taças de vinho ou 2 latas de
cerveja.
-
Mantenha
um peso saudável - Além de fazer uma dieta com
pouca gordura e bastante fibra, se exercite regularmente.
-
Varie
sua alimentação - Nenhum alimento tem todos
os nutrientes das quais você necessita. Os alimentos
proporcionam uma fonte balanceada de nutrientes, que
não pode ser igualada por suplementos ou vitaminas.
Editora responsável: Dra. Elisabete Almeida - drabetty@lincx.com.br
|