Artigos Científicos
     Artigos Médicos

Buco - Maxilo

Cardiologia

Cirurgia Geral

Dermatologia

Endocrinologia

Fisiologia

Gastroenterologia

Genética

Geriatria

Ginecologia

Hematologia

Medicina Nuclear

Moléstias Infecciosas

Nefrologia

Neurologia

Obstetrícia

Oncologia

Ortopedia

Pediatria

Pneumologia

Radiologia

Reumatologia

Urologia

Vascular

Outras Especialidades


Outras Especialidades

Depressão e Dieta Mediterrânea

Pessoas que adotam uma Dieta Mediterrânea - rica em vegetais, frutas, nozes, grãos integrais e peixe - apresentam menores chances de desenvolver depressão.

Um estudo recente mostra que prevalência de doenças mentais ao longo da vida é menor no Mediterrâneo do que em países do norte europeu. Uma das explicações é que a dieta da região proteja contra a depressão. Pesquisa anterior sugeriu que ácidos graxos monoinsaturados no azeite de oliva - muito usado na Dieta Mediterrânea - possa estar associada com menor risco de sintomas depressivos severos.

A pesquisa calculou a aderência à Dieta Mediterrânea baseados em nove componentes (razão elevada entre ácidos graxos monoinsaturados e ácidos graxos saturados, ingestão moderada de álcool e laticínios, ingestão de pouca carne, quantidade elevada de legumes, frutas, nozes, cereais, vegetais e peixes).

Depois de um acompanhamento médio de 4,4 anos, foram identificados 480 novos casos de depressão (156 homens e 324 mulheres). Indivíduos que adotavam a dieta mediterrânea com maior rigor tinham um risco 30% menor do que aqueles que tinham menor adesão.

Os mecanismos específicos pelos quais uma maior adesão à Dieta Mediterrânea pode ajudar a prevenir a ocorrência de depressão não são bem conhecidos, conclui a pesquisa.

Componentes na dieta podem melhorar a função de vasos sanguíneos, combater a inflamação, reduzir o risco de doenças do coração e reparar danos celulares relacionados ao oxigênio, todos estes são fatores estão ligados à possibilidade de reduzir a depressão. Entretanto, o papel do padrão dietético pode ser mais importante do que o efeito de componentes isolados.

É possível que a combinação sinérgica de uma quantidade suficiente de ácidos graxos ômega-3 com outros ácidos graxos insaturados naturais e antioxidantes do óleo de oliva e nozes, flavonóides e outros fitoquímicos da fruta e outras plantas e a grande quantidade de folatos e outras vitaminas B naturais presentes na Dieta Mediterrânea podem exercer um grau de proteção contra a depressão, revela a pesquisa.

Fonte: Archives of General Psychiatry, 10/10/2009


A LINCX Sistemas de Saúde possui todos os direitos autorais dos artigos e imagens publicados neste portal