Artigos Científicos
     Artigos Médicos

Buco - Maxilo

Cardiologia

Cirurgia Geral

Dermatologia

Endocrinologia

Fisiologia

Gastroenterologia

Genética

Geriatria

Ginecologia

Hematologia

Medicina Nuclear

Moléstias Infecciosas

Nefrologia

Neurologia

Obstetrícia

Oncologia

Ortopedia

Pediatria

Pneumologia

Radiologia

Reumatologia

Urologia

Vascular

Outras Especialidades


Geriatria

Vitamina D e maior potência muscular

Atletas jovens do sexo feminino podem se beneficiar de um copo de leite rico em vitamina D. Esta não apenas trabalha juntamente com o cálcio para manter os ossos fortes, mas também pode fazer com que as atletas tenham mais potência muscular do que suas colegas com baixos níveis de vitamina D.

O estudo da Grã-Bretanha mediu os níveis de vitamina D em 99 adolescentes, do sexo feminino, entre 12 e 14 anos.

Para testar sua função muscular, elas foram instruídas a pular o mais alto possível enquanto os pesquisadores utilizaram um dispositivo para medir a potência e desempenho. Depois de verificar as diferenças de peso corporal, constatou-se que aquelas com níveis mais altos de vitamina D pularam mais alto, com maior velocidade, potência e força. Esta possível vantagem muscular coloca a vitamina D como um supernutriente.

Bem conhecida por seu papel em manter os ossos fortes, recentemente mostrou-se que a vitamina D pode ajudar a proteger contra diabetes, hipertensão, doença do coração e alguns tipos de cânceres. Ela também pode ajudar um sistema imune saudável a repelir infecções e algumas evidências preliminares sugerem que ela pode afetar a longevidade.

A maioria das pessoas, de todas idades ainda não atingem a quantidade ideal de vitamina D. Mesmo neste estudo, o nível de vitamina D na maioria das meninas estava aquém do ideal, um achado consistente com numerosos estudos indicando a deficiência da vitamina D na adolescência.

Os 3 copos diários de leite recomendados fornecem 75% da necessidade de vitamina D. O leite continua sendo a principal fonte de vitamina D na dieta e é uma das poucas fontes do super nutriente. Além da vitamina D, o leite é uma boa fonte de cálcio e proteína de alta-qualidade - dois nutrientes que ajudam a manter a densidade óssea e músculos saudáveis.

Fonte: Ward KA, Das G, Berry JL, Roberts SA, Rawer R, Adams JE, Mughal Z.
Vitamin D status and muscle function in post-menarchal adolescent girls. Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism. 2009;94:559-563.


A LINCX Sistemas de Saúde possui todos os direitos autorais dos artigos e imagens publicados neste portal