Após um jejum noturno,
pacientes idosos tiveram melhores resultados nos testes de memória após terem
consumidos 50 gramas de carboidratos - cerca de uma xícara de cevada ou um pouco
mais que uma xícara de purê de batatas - depois de consumir uma bebida açucarada.
"Nosso estudo mostrou que
comer carboidratos pode melhorar a memória cerca de uma hora após a ingesta,
em pessoas idosas saudáveis com memória relativamente pobre", comenta Randall
J Kaplan, da Universidade de Toronto no Canadá.
Os efeitos pareceram ser
mais pronunciados na memória antiga e em indivíduos que tiveram problemas leves
com a regulação da glicose, de acordo com os resultados publicados no American
Journal of Clinical Nutrition.
Os achados sugerem, segundo
Kaplan, que mantendo um peso corpóreo adequado, exercícios, e comendo uma dieta
rica em fibras e pobre em gorduras saturadas - que diminui o risco de tolerância
à glicose e diabete - também pode ter efeitos benéficos sobre a memória.
Por enquanto não está claro
como a glicose pode afetar memória, podendo aumentar a produção de neurotransmissores
ou pode afetar proteínas no intestino que enviam sinais ao cérebro.
O estudo incluiu 20 pessoas
com idades entre 60 e 82 anos que por vários dias consumiram batatas, cevada,
uma limonada com açúcar ou um placebo inativo, após um jejum noturno. Os investigadores
aplicaram testes de memória de curto e longo prazo, 15, 60 e 105 minutos depois
dos participantes de estudo comerem.
Am J Clin Nutrition 2000;72:825-836.