Os suplementos
de ácido fólico e os cereais fortificados são mais eficazes do que uma dieta
naturalmente rica em folatos, quanto a redução da concentração de homocisteína
total, de acordo com um primeiro estudo que comparou os efeitos de diferentes
fontes de ácido fólico.
Os participantes
que aderiram à dieta rica em folato consumiram mais folato do que aqueles que
fizeram uso de suplementos ou de cereais fortificados, mas o folato de origem
natural não aumentou tanto os valores do folato sérico.
Mais estudos
sobre a bio-disponibilidade de alimentos ricos em folatos serão necessários
para uma orientação dietética adequada, o que poderia levar a um aumento nos
níveis de folato sérico e redução acentuada na concentração de homocisteína
total, segundo os autores do estudo. Está claro que a recomendação universal
de aumentar o consumo de alimentos ricos em folato não é uma forma eficaz de
reduzir a concentração de homocisteína total.
O estudo incluiu
65 adultos, com idades entre 36 e 71 anos, portadores de níveis de homocisteína
sérica total de 9 micromol/L ou >. No início do estudo, todos os participantes
foram submetidos a uma dieta pobre em gordura por 2 semanas. Os membros do grupo
controle permaneceram com a dieta e receberam placebo posteriormente. Os outros
participantes foram instruídos a aumentar seu consumo de folato a aproximadamente
600 mcg/dia, através do consumo de cereais fortificados ou através da ingestão
de suplementos de ácido fólico, ou ainda através do aumento da ingestão de alimentos
naturalmente ricos em folatos.
Doze semanas
após a randomização, todos os três grupos haviam aumentado significativamente
o consumo de folato, especialmente o grupo que estava seguindo a dieta rica
em folato. No entanto, este grupo, "mesmo consumindo uma quantidade apreciavelmente
maior de folato do que os outros dois grupos, não teve uma elevação na concentração
do folato sérico da mesma magnitude," comentam os autores.
De forma análoga,
o decréscimo na homocisteína sérica total foi menor no grupo seguindo a dieta.
Após as 12 semanas, a homocisteína total reduziu em 9, 24 e 21% respectivamente,
nos grupos seguindo a dieta, consumindo cereais e suplementos, após os ajustes
para os valores iniciais e alterações no grupo controle. A mudança observada
no grupo adotando a dieta rica em folato não foi estatisticamente significativa.
Refêrencia:
Am J Clin Nutr 2000;71:1448-1454.