Mulheres que
ingerem uma dieta saudável, fazem exercícios de moderada a grande intensidade,
não fumam e não têm sobrepeso, têm um risco reduzido de desenvolver doença coronária,
de acordo com pesquisadores de Boston.
Dr. Meir J.
Stampfer e colegas do Brigham and Women's Hospital e da Harvard Medical School
coletaram informações de 84.129 mulheres que participaram do Nurses' Health
Study. Nos dados iniciais de 1980, essas mulheres não apresentavam doença coronária,
câncer ou diabetes, de acordo com o artigo publicado na edição de 6 de julho
do New England Journal of Medicine.
Os pesquisadores
seguiram as pacientes e atualizaram os dados sobre dieta e estilo de vida ao
longo de 14 anos. Durante esse período, 1.128 mulheres apresentaram eventos
isquêmicos: 296 morreram de doença coronária e 832 tiveram infartos não-fatais.
As mulheres
de baixo risco para doença coronária foram identificadas pelo grupo do Dr. Stampfer
como sendo aquelas não-tabagistas, com índice de massa corpórea inferior a 25,
habituadas a beber ao menos meia dose de bebida alcoólica por dia e que praticavam
esportes, em média, 30 minutos diariamente. Além disso, as mulheres de baixo
risco faziam uma dieta mais rica em cereais, em ácidos graxos n-3 e em folato.
Suas dietas também apresentavam uma maior razão entre gordura polinsaturada
e saturada, menor teor de gordura trans e de carbohidratos.
O grupo acredita
que "82% dos eventos coronários observados na coorte poderiam ser atribuídos
a não-aderência a essas medidas de estilo de vida relacionadas a baixo risco
cardiovascular." Informam ainda que "as mulheres pertencentes à categoria de
baixo risco (3% da população) têm um risco relativo de eventos coronários de
0.17, comparado a outras mulheres."
Apesar dos
pesquisadores não terem considerado o tratamento da hipertensão e das dislipidemias
no estudo, as análises foram ajustadas para esses fatores. Os autores afirmam
que "apesar das medidas farmacológicas para o tratamento da hipertensão arterial
e das dislipidemias (quando necessário) serem eficazes, a adoção de medidas
saudáveis de estilo de vida poderia prevenir uma porçao significativa dos eventos
coronários em mulheres de acordo com os resultados do estudo."
Ref:
N Engl J Med 2000;343:16-22.